5 curiosidades do português – parte 19


cinco português

1. Sabe o que existe em comum entre “destrato” e “distrato”? O efeito: provavelmente, fazendo um ou outro, você ficará mais longe da outra pessoa. Fora isso, as palavras não podem ser confundidas. A primeira forma remete a agressão, a ofensa, enquanto a segunda faz referência ao ato de desfazer um trato, um acordo.

2. Como você elogia – com exagero – aquele(a) amigo(a) que se esforçou tanto para perder peso? Se você diz que ele(a) está “magérrimo(a)”, saiba que, a rigor, está incorrendo em erro. Essa palavra, embora bastante usual, é rejeitada por boa parte dos especialistas em língua portuguesa, que admitem apenas “magríssimo(a)”, como forma vulgar, e “macérrimo(a)”, como erudita.

3. Poucas coisas incomodam tanto numa conversa quanto ouvir uma palavra sendo pronunciada incorretamente, não é? Então, fique atento para duas dicas: a) o nome daquela assinatura rápida em um papel é “rubrica”, e não “rúbrica”; e b) se você quiser oferecer “subsídios” a alguém, fale o “S” com som de “C” (e não como se a grafia fosse “subzídio”).

4. O verbo “implicar”, assim como o Bombril, tem 1.001 utilidades. Você só precisa ficar atento às relações entre a sua transitividade e os seus possíveis significados. Por exemplo: quando for usado como sinônimo de “irritar”, deve ser sucedido pela preposição “com”. No entanto, como transitivo direto (sem preposição), o verbo pode ter o sentido de “dar a entender”, “provocar” e até “comprometer” ou “envolver”.

5. Para encerrar, fica o apelo para que ninguém volte a errar o emprego da palavra “afim” e da expressão “a fim”. A primeira é um adjetivo, sinônimo de “igual”, “semelhante”. Já “a fim (de)” é uma locução, utilizada com o sentido de exprimir um propósito, um objetivo ou um desejo.

Veja as edições anteriores de As cinco do português:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

Parte 13

Parte 14

Parte 15

Parte 16

Parte 17

Parte 18

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s