mário | Por Luiz Henrique Ramos


Na nova colaboração como colunista do Livro Leve Solto, Luiz Henrique Ramos reforça o tom de saudade que Eduardo Vieira adotou no poema Bolo de laranja, publicado na última quinta-feira e disponível aqui. Leia o texto mário:

de vez em quando me pego pensando em você. de quando em vez, desejo, com todas as forças, te ver novamente. e me lembro, relembrando as lembranças que ficaram, de tardes e mais tardes ao teu lado, lado a lado, sentados.
eu te observava, de perto, mas de longe. o mais longe que pudesse estar estando ali, tão perto. e, certa vez, me dei conta de que não haveriam mais muitas vezes daquelas mesmas tardes, tão comuns, sem nada de extraordinário, mas tão extraordinárias.
repetitivas tardes, e, nos últimos tempos, repetitivas conversas. nunca mais repetidas, e que, agora, fazem falta. como fazem.
faltam as palavras cruzadas, volta e meia, completas em minha companhia. falta, também, a sabedoria de suas entrecruzantes poucas palavras, que se tornavam muitas, à medida que descia uma garrafa de vinho meio vagabundo. o agudo tilintar da taça de vidro, não de cristal, contrasta ainda hoje com o áspero e nada suave arrastar de seus chinelos. falta o também vinho do teu pijama meio coronha, já surrado pelo tempo.
falta o cinza dos olhos e dos poucos cabelos, que moviam no balanço do vento mais o balanço de sua sempre mesma cadeira. amadeirada, como era a fragrância de teu perfume, coincidentemente igual ao meu.
ali, naquelas tardes, percebo, eu era feliz. não sei, mas o atino a essa felicidade -ou à magnitude do que ela realmente é – talvez tenha vindo mais tarde do que eu gostaria.
mas do que tenho certeza é de que, mais tarde, mais tardes como aquelas farão ainda mais falta. porque, cada vez mais, falta você, vovô mário.
Luiz Henrique Ramos tem 21 anos, é recifense e assina uma coluna quinzenal no Livro Leve Solto, aos sábados.
Deixe um comentário

