Hoje é o Dia do Pajador. Você já ouviu falar?


Quadro "Payada en una pulpería", de Carlos Morel

Quadro “Payada en una pulpería”, de Carlos Morel

No Rio Grande do Sul, 30 de janeiro é o Dia do Pajador. Você tem alguma ideia do que é isso? Eu não tinha, até ontem, quando encontrei essa informação. Pajador é o artista da pajada, uma espécie de poema-repente com forma rígida, tradicional no sul do país, no Uruguai, na Argentina e no Chile.

O Dia do Pajador foi instituído em referência à data de nascimento do expoente máximo dessa tradição, Jayme Caetano Braun. Em 2015, ele estaria completando 91 anos. Natural de Timbaúva (RS), ele tornou-se célebre pelos poemas repletos de alusões aos costumes gaúchos, muitos deles utilizados em campanhas políticas de nomes como Leonel Brizola, João Goulart e Getúlio Vargas. O artista faleceu em Porto Alegre, em 8 de julho de 1999, um dia antes da data prevista para o lançamento do álbum Êxitos 1. O seu corpo foi velado no Palácio Piratini, sede do governo estadual.

O termo “pajador” é resultado do aportuguesamento de “payador”, como é chamado o artista na Argentina e no Uruguai, onde a payada foi criada, em meados do século 19. A sua origem está ligada às quadras medievais e renascentistas, trazidas para a América do Sul pelos colonizadores espanhóis. Os poemas são caracterizados pela estrofe de dez versos, cada um com sete sílabas, e rima entrelaçada (ABBAACCDDC), geralmente sendo declamados com o acompanhamento de um violão.

Para entender melhor, fique com uma gravação do poema Bochincho, de Jayme Caetano Braun:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s